quinta-feira, 12 de novembro de 2009

1ª cordada feminina a fazer festa na Dumbo



por Ana Alvarenga

Numa brecha de estiagem (5 dias sem chuva) de novembro, com sol bombando, sábado dia 7, rolou a primeira cordada feminina a fazer o cume da Pedra do Elefante pela via “Dumbo na Festa do Céu” 5ºsup VIIb E3 D3, com 380 m de extensão. Ana Alvarenga e Luciana Maes fizeram a via em 7h.30min, revezando as 9 enfiadas de 2 em 2 (só francezaram 15 m da 2ª), todas em livre, sendo que dividiram solidariamente a última enfiada (crux), bem protegida, forte e técnica... as duas vacaram mas conseguiram repeti-la.

Esta começa num lindo headwall negativo e termina num 90º cheio de regletes, tendo 50 m até o último grampo. A “Dumbo...” é uma das vias mais freqüentadas do Elefante, mas nem todas as cordadas costumam fazer cume por ela, já que se pode acessar o platô da “Ni’um Homizin” na 8ª. Pode-se dizer que a via toda se divide em 4 “degraus”, ou seja, 4 estágios de inclinação e nível técnico, que se elevam gradualmente (de 3º a 7º). Durante o verão, as últimas enfiadas costumam estar babadas por uma língua de água constante. Por isso, as meninas foram sem compromisso, e quando chegaram em P8, constataram que a língua passava rente aos grampos mas não afetava demais os lances do headwall. Tocaram então para o cume. Tentaram com todas as forças encadenar a enfiada crux, o que fica pro futuro... de preferência na temporada. Rapelaram pela mesma via (esta é a melhor opção de rapel do cume do Elefante no momento). Ana já havia tentado terminar a via em 2007 com Helena Fagundes, mas chegaram na base do headwall e somente laçaram os 3 primeiros grampos (Helena o fez com precisão!), trabalharam alguns lances de top rope, e desistiram do cume.
A linha da “Dumbo...” é praticamente toda óbvia, só devendo-se atentar para não confundir um grampo pra direita (da “Vidas Secas”) na altura da 7ª enfiada, sendo suficiente uma leitura da imagem abaixo. A via não possui grampeação dupla, assim ficando opcional ao escalador onde efetuar sua parada.



Um aviso importante: a trilha para a “Dumbo...” é beirando a montanha desde a base da “Raja” até pouco após a fenda “Xodó da Vovó” (Setor Grotão), cortando então o capim até a base da montanha de novo, em direção à parede da esquerda. O motivo deste aviso é que andaram abrindo uma nova trilha antes do Setor Grotão... pedimos que mantenham a antiga caminhada, que dá acesso aos setores e vias da esquerda e deve ser marcada porque é de difícil manutenção. Isso só acrescenta mais uns 3 minutos à caminhada! Utilizando uma única trilha, evitamos a fragmentação excessiva deste frágil ambiente e ajudamos na manutenção dos caminhos. Providenciaremos a devida marcação desta caminhada e dos acessos proibidos.
Aproveitando... a laje continua fechada!
Todas as determinações com relação ao acesso à montanha (isso inclui os bolders) comporão um Plano de Uso Público Emergencial para o MONA-PE, que será elaborado pelo órgão gestor da Unidade de Conservação juntamente com os proprietários da base da montanha. Por enquanto, entre em contato para escalar por aqui, caso contrário, o portão estará fechado. O abrigo
continua funcionando normalmente


.

4 comentários:

Baú de Artes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Baú de Artes disse...

Lu, demais!!! Parabéns a vc e a Ana!!! E eu não esqueci da nossa cordada feminina, ainda vai acontecer viu!!! Beijos e saudades!
Glau

Eliza disse...

Parabéns pelo blog, está lindo.. É é claro pelas conquistas desta mulherada.

Alessandra disse...

Eeeee atualizado as andanças da lú heheh tá linda a foto lu, beijos